"Um mundo se abrirá aos seus olhos"

0

"Um mundo se abrirá aos seus olhos"

"Um mundo se abrirá aos seus olhos"

A gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade. Aceitar
Home Biografia Biografia [PRÉ VENDA] Uma morte difícil - A vida e a obra de Jens Peter Jacobsen

[PRÉ VENDA] Uma morte difícil - A vida e a obra de Jens Peter Jacobsen

Autor: Morten Høi Jensen
SKU: Nenhum

R$ 147.00 R$ 102,90


[PRÉ VENDA]

Lançamento: 1ª Semana de agosto de 2025

Como Morten Høi Jensen demonstra nessa pioneira biografia, poucos escritores tiveram uma ascensão e uma queda tão rápidas quanto o grande romancista dinamarquês Jens Peter Jacobsen (1847-1885). O segundo romance do autor, Niels Lyhne, publicado em 1880, cinco anos antes de sua morte, logo foi aclamado em todos os lugares — admirado por Thomas Mann, estudado minuciosamente por Freud e Kafka (que o menciona em suas cartas) e reverenciado por Rilke, cuja obra Os cadernos de Malte Laurids Brigge tem uma dívida evidente com o romance de Jacobsen. Joyce tinha uma grande admiração por Jacobsen e parece ter se inspirado em Niels Lyhne para Um retrato do artista quando jovem. Adorno afirmou que Proust pertencia a uma tradição literária iniciada por Jacobsen.

Contudo, durante a Segunda Guerra Mundial, Jacobsen fora praticamente excluído das discussões literárias anglófonas, apesar de sua clara afinidade com romancistas como Thomas Hardy e D. H. Lawrence e apesar da influência de sua obra sobre o crítico e escritor de memórias inglês Edmund Gosse, autor da clássica obra sobre a perda da fé e a luta entre uma geração e sua sucessora, Father and Son (Gosse escreveu uma introdução para a primeira tradução em inglês de Niels Lyhne, publicada em 1896 com o título pouco inspirado de Siren Voices). Hoje, mesmo os leitores familiarizados com as obras de Ibsen, Hamsun ou Strindberg (para mencionar os escritores noruegueses e suecos mais conhecidos desse período) talvez nunca tenham ouvido falar de Jens Peter Jacobsen.

Nesta biografia crítica, a primeira escrita em inglês, Morten Høi Jensen, crítico e escritor dinamarquês que vive em Nova York, descreve os contornos dessa ausência, devolvendo brilhantemente Jens Peter Jacobsen a um lugar que nunca deveria ter sido desocupado na ficção moderna.

James Wood

Este produto está com Frete Gratuito!

“Jens Peter Jacobsen era um poeta de nuanças. A sua influência literária foi imensa: remodelou não só a literatura, mas a própria língua de todas as nações escandinavas; infiltrou-se no sentimento e na expressão de certos simbolistas alemães e franceses; rivalizou na Inglaterra com a influência de Keats; teve discípulos na Holanda, na Rússia e entre os tchecos. E tudo isso muito delicadamente, discretamente, a ponto de essas influências e recordações se tornarem anônimas e deixarem esquecer o seu autor. Nada ficou, senão uma lembrança agradecida da Dinamarca; uns versos de Rilke; e, para nós outros, uma grande saudade. Hoje, não é, quase, senão um nome. Está esquecido. Eu mesmo, para confessar a verdade, esquecera-o, durante muitos anos, ingratamente: esse poeta é para mim, e para muitos da minha geração, uma preciosa lembrança da mocidade perdida”. Otto Maria Carpeaux

Título: Uma morte difícil - A vida e a obra de Jens Peter Jacobsen  
Autor: Morten Høi Jensen
ISBN:  978-65-85366-05-2
Páginas: 280
Capa: Dura
Papel:  Pólen
Tradutores: Mariana Donner da Costa 
Prefácio: James Wood
Idioma traduzido: Inglês 
Idioma original: Inglês 
Título original: A Difficult Death: The Life and Work of Jens Peter Jacobsen
Ano/Lançamento: 2025
Edição: 1ª Edição 2025

+